INOCÊNCIA E DESESPERO

Reeedição de um antigo texto meu para o anylab.

Dia desses, tentava ressuscitar uma velha HD bichada e me surpreendi ao encontrar alguns arquivos musicais do tempo em que era o soulseek quem contribuia para engordar minha mp3teca. Havia coisas de 7 anos atrás, mas o que fez meu dia foi reencontrar um som que chamara minha atenção na época pela beleza e história curiosa.

Revivi uma experiência sonora surreal e me senti obrigado a dividir com vocês:

langcd1

Hans Fenger é um professor de música fissurado em canções pop da década de 60 e 70 que lecionava em escolas da região de Langley, pequena cidade na região rural ao sul de Vancouver, Canadá. Seu amor pela música era tanto que resolveu apresentar aos alunos discos de David Bowie, The Carpenters, Beach Boys, Beatles, … e montar um coral com a molecada de versões das faixas que elas mesmas escolhiam. Batizou a idéia de Langley Schools Music Project, pegou aproximadamente 60 pirralhos, montaram seus próprios instrumentos, descolou o ginásio do colégio e gravaram 2 fitas com o registro, uma em 76 e outra no ano seguinte.

Como Fenger não buscava dinheiro nem fama, as tapes ficaram guardadas em sua casa e só as próprias pessoas da comunidade tinham conhecimento do material, até chegar, já em 2001, aos ouvidos Irwin Chusid, DJ e historiador musical que achou o material uma das coisas mais emocionantes e sensíveis que ele  jamais havia escultado que se sentiu na obrigação de mostrar aquelas jóias ao mundo.

Com autorização de Fenger e das já adultas crianças, compilou os originais em um disco nomeado “Innocence and Despair” [descrição dada pelo professor à interpretação de “Desperado” feita pela garotinha Sheila Behman, de nove anos] e o resultado é mesmo de chorar.
Ao mestre com carinho

Ao mestre com carinho

The Long and Winding Road, God Only Knows, Calling Occupants Of Interplanetary Craft, Space Oddity [que tem um slade com uma garrafa de Coca-Cola de arrepiar até os pêlos do nariz] colocam qualquer marmanjo com lágrima nos olhos. Um comentário do Kid Vinil foi que ele quase bateu o carro ao ouvir o disco pela primeira vez. Por sorte ele não estava descendo a rua Augusta à 120 por hora.

mp3: Langley Schools Music Project – Space Oddity (original de David Bowie)

mp3: Langley Schools Music Project – Desperado (original de Eagles)

mp3: Langley Schools Music Project – Calling Occupants of Interplanetary Craft (original dos Carpenters)

album: INNOCENCE AND DESPAIR

myspace.com/langschool

Com a mesma ideia mas no inverso, o Young @ Hearts é um simpático coral de velhinho. Veja aqui suas versões para Six You do Cold Play e Schizophrenia do Sonic Youth

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: